Cachinhos....porque Sim!

17:58

Olá....durante muito tempo obtive este blog quase invisível,por pura timidez,enquanto isso eu estava ......aliás estou enfrentando o processo de transição,o que pra muitos é um momento difícil e blá blá blá.Na verdade pra mim é um momento maravilhoso,em que curto cada etapa do meu cabelo,cada cachinho querendo se formar,cada olhada de surpresa que era lançada a mim,alias um monte de olhares que nas quais são vinculadas ao descredito como se eu tivesse usando algum produto químico Mas enfim,vim aqui sem mais delongas  contar a história que perpetua a trajetória dos meus cachinhos.

Durante toda minha infância fui obrigada a aceitar que meu cabelo ,na verdade juba de leão era ruim,que a Barbie era a minha perfeição,o meu conceito de beleza,sendo assim vivi um conto de fadas na qual não era enquadrada,como se eu fosse o patinho feio da história. Inúmeras vezes pedi á Deus para mudar o meu cabelo,para que o tornar se liso,eu queria me tornar a Barbie,só assim me sentiria melhor.Não digo que esta confusão na minha cabecinha de 6 anos,foi plantada apenas pela tv,na verdade minha mãe involuntariamente se tornou a principal a vilã no processo de alienação que me afligia,afinal os puxões e gritos toda vez que meu cabelo era penteado ,melhor massacrado,consequentemente vinha á tona falas como: -Seu cabelo é duro.....-Vira,que não dá pra pentear......-Parece uma mata atlântica............Tudo isso me marca até hoje,mesmo que fosse de boca pra fora,mas foi por causa desses discursos que fui induzida á utilizar a famosa guanidina.







Depois de muito usar a minha fiel escudeira,era virou as costas contra mim e .....meu cabelo quebrou de uma forma absurda!Sinceramente nunca achei que isso pudesse acontecer,afinal eu era confiante e acreditava que eu poderia ficar bonita coma Barbie(conceito de beleza torpe!).Como meu cabelo caiu,fui obrigada a corta lo,e era aquela coisa,cabelo cresce.....mas o meu não crescia de jeito nenhum,ficava estagnado no mesmo lugar com o passar dos anos e já frustrada resolvi colocar mega hair(outro erro da minha vida).




Passei dois anos utilizando este aplique,e foram anos de muito sofrimento,não que eu recrimine quem usa,não mesmo,mas eu Rosana,não conseguir me enxergar,me encontrar,me iluminar....era como se eu estivesse vivendo um personagem,que sinceramente destetava,mas era aquela coisa,eu ainda estava alienada e não enxergava o quanto poderia me sentir bem com o meu próprio cabelo,até que.....um anjo bom apareceu na minha vida,uma pessoa que me mostrou que eu poderia me sentir melhor com o cabelo que deus me presenteou.

Esta pessoa (Mahara),foi tão importante no meu processo de retorno ao natural,que nem imagina,já que a mesma o tempo todo me colocava pra cima ,mostrava como poderia ser feito,e como ficaria!
Precisamente ,o fim da utilização de produto químico no meu cabelo começou no dia 14/09/15,desde então não utlilizo chapinha ou escova,que possa agredir os fios.A cada mês percebia que me tornava diferente,era uma certa fuga do que não acreditava,era na verdade o portão do meu auto reconhecimento,um aval para minha liberdade.Entre esses 9 meses cortei meu cabelo duas vezes,e que consequentemente o fez encher,o que antes não era nem possível,tampouco sonhado.







E hoje,depois de passar por olhares adversos e ir atras do meu verdadeiro eu,digo com todas as letras que posso digitar,TUDO ISSO FOI NECESSÁRIO,isso mesmo,foi uma experiencia mais que necessária para o meu amadurecimento como ser humano....Não se trata de modinha,ou qualquer coisa parecida,se trata de auto estima,de reconhecimento,de pertencimento e acima de tudo LIBERDADE!Uma questão que prezo hoje com unhas e dentes,um ser livre,pra acordar com minha juba e sair como bem entender.......sair na chuva sem me preocupar com nada.....ouvir elogios de desconhecidos e sorrir......e sim,agradeço todos os dias á meu bom Deus,por ter me criado desta maneira,numa forma mais linda de beleza,a negra,a toin toin.........a black!


#Cachos#tointoin#vida#black#negritude#cachos#projeto#porque#sim

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images