Você não é negra!

11:39

Rosana, você não é negra!No máximo é parda... Bom ouvir isso de alguém que é próximo a mim é literalmente uma afronta, principalmente agora que estou fazendo Ciências Sociais e enfrento dificuldades por ser pobre, mulher e NEGRA. Escutar que não sou negra pelo simples fato de não ser escura é afrontar a tudo que acredito , estudo e leio.
Na semana passada , participei de uma oficina sobre estética negra , e durante as três horas que fiquei dentro de uma sala com pessoas que nunca vi na vida, ouvindo e falando as experiências ,percebi  que durante minha vida toda fui mal tratada exatamente porque não sou branca, nunca fui a escolhida para ser a princesa das apresentações , lembro me bem onde fiquei, atrás de uma barricada segurando uma faixa, há boatos que minha mãe que tava assistindo não me viu, alias não viu a mim e nem alguns colegas, adivinha quem eram ?
O x da questão está exatamente ai, se não sou BRANCA, sou o que?Parda? Bom , parda é cor de gente é?....O IBGE pode até afirmar isso(isso porque as pessoas preferem dizer que são pardx do que dizer que  são negrx, logo IBGE vai por lá a opção parda, daqui uns dias moreninha, mulata...). Então o que sou? Um projeto de gente que não sabe sua cor?
NÃO!Eu sei bem minha cor, aquilo na qual me reconheço, aquilo que me sinto a vontade de dizer , afirmar, gritar se for preciso(pessoas vão ver como descontrole e surtos), eu sei o que sou, NEGRA E PONTO. Negra com pele clara, essa é a verdade, não há como me incluir no grupo das irmãs de pele escura e ponto, mas isso não deslegitima o fato de eu ser negra.
E hoje no dia da Consciência Negra, mesmo achando que esse dia não muda o fato do Brasil matar a população negra de diversas formas, nos negando nos espaços públicos e privados, nos marginalizando (ou você acha querida que eu sou tonta e não percebo as indiretas). Por tudo isso , adentramos os espaços mesmo, estudamos, entramos na universidade pública também pelo sistema de cotas sim como reparação e se não gostou tente mudar o passado , o presente para que não precisamos de reparação.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images